Em todos as empresas de saúde a Commerciare trabalha, passamos por um processo de análise de dados e informações interna antes de decidir etapas e estratégias para um projeto sustentável e capaz de gerar bons resultados.
Durante as primeiras horas de trabalho, precisamos fazer uma imersão em toda a empresa para mensurarmos as seguintes informações:
- Estrutural: colaboradores, funções, responsabilidades, atividades e projetos;
- Estratégico: volume de atendimentos, perfil do cliente, nível da satisfação do cliente, tabela de valores, canais de venda, parceiros, convênios e relacionamentos externos;
- Estatística: faturamento, ticket médio, volume, números dos anos anteriores, metas, margens e produtividade;
- Ferramentas de trabalho e gestão: buscamos entender todas as ferramentas usadas no gerenciamento da empresa;
- Mercado: estudamos o mercado local e nacional em relação a concorrentes, diferenciais competitivos, ticket médio do mercado, posicionamento de marca, canais de comunicação e estratégias de campo.
A elaboração de uma estratégia demanda pelo envolvimento das pessoas (multidisciplinar) e nos resultados encontrados após profunda análise dos dados levantados. Após este processo, os objetivos iniciais dos nossos clientes, que levaram a contratação dos nossos serviços, são alinhados em um plano de ação com metas, ações e prazos.
Vamos compartilhar alguns cases da Commerciare, onde análise de dados foi essencial para que seus respectivos projetos fossem realizados com êxito:
Case 01: empresa desejava expandir o seu faturamento com serviços específicos
Estudando informações do seu software operacional/gerencial, identificamos indicadores que nos levaram a entender que o tempo médio de atendimento/espera do paciente era alto demais. Além disso, os serviços de maior demanda geravam para a clínica baixas margens de lucro.
Após análise de todos esses números e de reuniões com as equipes de atendimento, médicos e técnicos, chegamos em duas conclusões, sendo uma delas a organização de processos internos e a definição de ações externas para atrair clientes de serviços com baixa demanda por meio do Marketing, relacionamento com os médicos e com operadoras.
Case 02: mudança na política de precificação dos serviços
Realizamos um estudo profundo de mercado com diversas clínicas de um determinado segmento, entendendo dentro dos serviços sua precificação, estrutura disponível, profissionais e valor agregado.
Pode parecer simples, mas a tarefa de precificação de um serviço de saúde vive algumas armadilhas como atendimento realizados a amigos e familiares, altas taxas do cartão de crédito e a insegurança do profissional durante a negociação com o paciente.
O resultado foi surpreendente, uma vez que outros serviços já trabalhavam com preços mais altos para um público do mesmo perfil atendido por nosso cliente.
Entendemos assim que trabalhar com dados é fazer gestão. Estudar os números de uma empresa é saber exatamente onde ela se encontra e para qual caminho está seguindo!
Quando falamos do mercado de saúde em 2022, áreas estratégicas como o Marketing e Comercial tornam-se inviáveis quando realizas sem informações.
- Como criar uma campanha de Marketing sem entender o seu público?
- Como direcionar uma área de relacionamento com profissionais de saúde sem antes estudar internamento quais prescritores demandam por exames em minha clínica?
- Como solicitar um reajuste anual para uma operadora sem ter conhecimento do resultado financeiro que ela gera para o hospital?
- Como lançar um novo serviço sem antes entender a existência de uma demanda e viabilidade financeira?
Vale a pena acompanhar um conteúdo do Blog “Mercado e Gestão na Saúde”, que compartilhamos sobre indicadores comerciais para prestadores de serviços de saúde:
Com tudo isso que vimos acima, não podemos jamais deixar de gerenciar um serviço de saúde sem os dados em mãos. Tomar decisão no escuro, pode ser um caminho sem volta ou chances de recuperação.
Em breve, teremos alguns modelos de estudos que realizamos aqui na Commerciare com os dados dos nossos clientes. São relatórios, cálculos e análises de números e resultados.
Fiquem atentos aos próximos conteúdos em nosso Blog e redes sociais!