Precisamos estar cada vez mais atentos às doenças respiratórias, principalmente, após a pandemia da Covid-19. E as doenças pneumocócicas merecem atenção. Elas são causadas por uma classe de bactérias conhecidas como pneumococos, que podem causar problemas tais como pneumonia bacteriana, meningite e, até mesmo, septicemia.
Algumas pessoas são mais propensas a apresentarem complicações em caso de problemas dessa natureza. Por exemplo, contrair doenças pneumocócicas após os 60 anos, ou com doenças cardíacas e pulmonares pode causar maiores complicações.
É possível prevenir, justamente, devido à disponibilidade de vacina. Mas temos três principais disponíveis no momento: a Pneumo 13, a 15 e a Pneumo 23. Saiba mais as diferenças entre elas a seguir. Boa leitura.
Após um período de quase 2 anos, as clínicas privadas de imunização receberam os novos lotes da Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-valente, conhecida como pneumo 23 ou VPP23.
A VPP23 é uma vacina inativada, polissacarídica que previne 23 tipos de pneumococos.
Conforme os calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG ela é indicada como rotina em pessoas com mais de 60 anos. Em situações especiais com orientação e prescrição médica para acima dos 2 anos, adolescentes e adultos com problemas de saúde que aumentem o risco de contrair doença pneumocócica (diabetes, patologias ou ausência do baço, imunodeficiências, entre outras).
Eventos adversos:
Mais frequentes (>10%): dor no local da aplicação, inchaço ou endurecimento, vermelhidão, dor de cabeça, cansaço e dor muscular.
Qual é a vacina Pneumocócica 13?
A vacina da Pneumo 13 possui proteção para 13 sorotipos de pneumococos. Ela permite a proteção de 90% sobre doenças graves, principalmente, em crianças no primeiro ano de vida. Assim, ela oferece maior proteção para doenças tais como:
- meningite;
- septicemia;
- bacteremia;
- pneumonia bacteriana;
- otite média.
Ela não é necessária apenas para crianças, mas também adultos e, principalmente, após os 60 anos, garantindo maior proteção para todos. Assim, ela também, por utilizar o patógeno inativado, não causa as doenças que previne. Por isso, é bem segura.
Quais as diferenças entre elas?
Mas afinal, qual é a melhor? Na verdade, ambas possuem pontos positivos e negativos, portanto, pode ser interessante você conversar com seu médico e saber a melhor forma de se proteger, mas aqui vão algumas dicas:
A Pneumo 15 oferece proteção contra os mesmos tipos citados anteriormente adicionando proteção contra os tipos 22 F e 33 F.
Enquanto a Pneumo 23 possui proteção para mais tipos, porém essa proteção é de curta duração.
Contudo, as duas primeiras possuem proteção de anticorpos de maior duração, é o que chamamos de proteção a longo prazo.
Além disso, temos na rede pública a VPC10 que protege, em média, contra 70% das enfermidades graves ocasionadas por 10 sorotipos dessa bactéria.
Enquanto isso, a pneumocócica 13 (VPC13) tem uma cobertura maior e aumenta o espectro de proteção, prevenindo mais de 90% das doenças graves causadas pelo mesmo agente infeccioso. Isso ocorre porque ela possui mais 3 sorotipos muito importantes causadores de doenças invasivas, além daqueles já presentes na VPC10.
Qual a importância de vacinar e se proteger contra o pneumococo?
As doenças causadas pelos pneumococos podem causar danos severos para o organismo, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade e os grupos de risco (adultos acima de 60 anos). Por isso é importante preveni-las adequadamente. Por exemplo, temos ainda um alto índice de idosos que apresentam complicações devido a casos de pneumonia severa.
Além disso, como falamos também, as crianças estão mais suscetíveis a problemas e podem ter complicações graves, incluindo risco de morte. Portanto, não deixe de estar atento a essas questões.
Onde podem ser encontradas:
- VPC10 – Nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), para crianças de 2 meses até 5 anos.
- VPC13 – Nos Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para algumas situações especiais e serviços privados de vacinação.
- VPC15 – Nos serviços privados de vacinação.
- VPP23 – Nos Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para algumas situações especiais e serviços privados de vacinação.