Por Mariane Ribeiro
Tenho observado os movimentos que as clínicas de estética estão fazendo em relação a comunicação, atendimento, posicionamento de marca e confesso que me preocupa saber que uma área de cuidado, segurança e bem-estar está se tornando uma área padronizada e que a marca não está sendo usada estrategicamente.
É por isso que em meio a esses desafios que eu quero trazer alguns pontos extremamente importantes para que a sua marca seja percebida diferente no mercado.
Vamos levar em consideração os seguintes pontos:
Posicionamento:
Toda estratégia de marca começa com um posicionamento muito bem definido e específico. Sem isso é muito difícil fortalecer essa marca já que é através dele que estabelecemos uma identidade, a imagem e a reputação do negócio.
Diferenciação:
Como eu posso oferecer um serviço que atende a necessidade do meu paciente mas que seja diferente do que o mercado faz?
Identificar e destacar os elementos únicos que distinguem sua clínica das demais. Começar pelas abordagens específicas de tratamento, sua visão de mundo, a essência da sua marca pode ser um bom caminho.
Experiência do Paciente:
Faça da experiência do paciente uma prioridade. Desde a marcação de consultas até o acompanhamento pós-tratamento, crie uma jornada do paciente que seja amigável, eficiente, compassiva e sensível.
Comunicação Transparente e sensível:
Estabeleça uma comunicação transparente em todas as interações. Seja claro sobre os processos, custos e nos tratamentos envolvidos e os resultados esperados. Comunique isso de forma respeitosa e empática.
Eu quero ressaltar que alguns pontos levantados aqui são óbvios mas partimos da premissa que ainda sim é necessário falarmos sobre o assunto. Lembre-se sempre que colocar o cliente no centro estratégico da sua marca só assim construiremos uma marca realmente relevante no mercado.
Beijo
Mari