O que as clínicas de estética precisam fazer para construir uma marca relevante no mercado? 

  • Post publicado:14 de janeiro de 2024

Por Mariane Ribeiro

Tenho observado os movimentos que as clínicas de estética estão fazendo em relação a comunicação, atendimento, posicionamento de marca e confesso que me preocupa saber que uma área de cuidado, segurança e bem-estar está se tornando uma área padronizada e que a marca não está sendo usada estrategicamente. 

É por isso que em meio a esses desafios que eu quero trazer alguns pontos extremamente importantes para que a sua marca seja percebida diferente no mercado.

Vamos levar em consideração os seguintes pontos:

Posicionamento:

Toda estratégia de marca começa com um posicionamento muito bem definido e específico. Sem isso  é muito difícil fortalecer essa marca já que é através dele que estabelecemos uma identidade, a imagem e a reputação do negócio.

Diferenciação:

Como eu posso oferecer um serviço que atende a necessidade do meu paciente mas que seja diferente do que o mercado faz?

Identificar e destacar os elementos únicos que distinguem sua clínica das demais. Começar pelas abordagens específicas de tratamento, sua visão de mundo, a essência da sua marca pode ser um bom caminho.

Experiência do Paciente:

Faça da experiência do paciente uma prioridade. Desde a marcação de consultas até o acompanhamento pós-tratamento, crie uma jornada do paciente que seja amigável, eficiente, compassiva e sensível.

Comunicação Transparente e sensível:

Estabeleça uma comunicação transparente em todas as interações. Seja claro sobre os processos, custos e nos tratamentos envolvidos e os resultados esperados. Comunique isso de forma respeitosa e empática.

Eu quero ressaltar que alguns pontos levantados aqui são óbvios mas partimos da premissa que ainda sim é necessário falarmos sobre o assunto. Lembre-se sempre que colocar o cliente no centro estratégico da sua marca só assim construiremos uma marca realmente relevante no mercado.

Beijo

Mari