O desafio da acessibilidade no atendimento ao cliente

  • Post publicado:12 de fevereiro de 2024

Por: Vanessa Urbini

Hoje em dia, o cliente tem poder para determinar as regras do jogo, ele marca o gol. Rapidamente, substitui a sua marca pela da concorrência e ainda influencia outros clientes a fazer o mesmo.

Mas será que você realmente pensa em todos os seus clientes? Seus funcionários estão preparados para atender a todos os tipos de clientes?

Não existem clientes difíceis, o que encontramos no mercado são pessoas despreparadas para atender aos clientes que estão muito mais exigentes. Porém, cada cliente é único e merece toda nossa atenção e esforço.

O desafio de quem trabalha com atendimento ao cliente, em qualquer segmento, é satisfazer às necessidades de cada cliente.

Pensando na satisfação dos clientes e na preocupação de mostrarmos a eles o quanto são importantes para a empresa, gostaria de aproveitar este vídeo para abordar um assunto muito importante, a inclusão.

No dia 06 de julho de 2015, foi instituída a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, Lei nº 13.146, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência visando à sua inclusão social e cidadania.

Acesse a referida lei em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Quero deixar uma reflexão para você que é empresário, que tem um comércio:

Você e seu time estão preparados para atender clientes com deficiência, sejam elas auditiva ou visual?

Lembre-se que, muitas vezes, ele já enfrentou dificuldades e preconceitos e não é positivo para a imagem da empresa que ele perceba que você não pensou em suas necessidades.

Gosto de fazer trazer uma reflexão de uma realidade do mercado de restaurantes, segmento de mercado que eu atuo há muitos anos. Muitos estabelecimentos ainda não tem um cardápio em Braile.

Todos os clientes são importantes, dessa forma, temos a obrigação de FAZER COM QUE TODOS SINTAM-SE ACOLHIDOS.

Vamos sair da nossa zona de conforto, precisamos nos adaptar aos clientes!

Na saúde, a experiência do paciente se tornou um desafio para as instituições!