O pai da administração, Peter Drucker, deixou para o mundo um importante ensinamento sobre a gestão para as organizações modernas:
Fonte: Pensador
Mas afinal de contas, o que isso significa?
Vamos entender a magia por trás da gestão estratégica!
Quais são os mecanismos que permitem que gestores e empresários entendam o crescimento, os custos, queda de receita, aumento de lucro e prejuízos de uma empresa? Como saber o desempenho comercial de uma linha de produtos, de um serviço?
Este mecanismo, superpoderoso, são os famosos números! Sim, gerenciar uma empresa é entender, profundamente, seus números.
Pode parecer algo óbvio, mas quantas empresas hoje conhecem, de fato, seus números?
De acordo com o SEBRAE, a taxa de mortalidade de empresas no Brasil continua em alta em 2023. Recomendo a leitura da publicação abaixo, que conta com maiores detalhes sobre as estatísticas e principais motivos de fechamento da atividade empresarial:
Acesse a matéria completa em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD
Mas o que fazer contatos números? Como organizá-los de uma maneira didática e de qual maneira devo analisá-los?
Conheça abaixo alguns indicadores importantes para consultórios (médicos, odontológicos etc.) e pequenas clínicas (estética, exames de imagem etc.):
ESTATÍSTICAS DE ATENDIMENTO
- Número de pacientes atendidos: quantos pacientes passam pelo consultório por dia, semana, mês, semestre e ano, juntamente do valor faturado.
- Lucro por procedimento: a margem de lucro por cada procedimento realizado.
- Estatística dos procedimentos mais realizados: estabelecer a sua curva A, B e C de procedimentos realizados, identificados os procedimentos classificados como “carro chefe” e promissores.
ESTATÍSTICAS DE ORÇAMENTOS
- Quantidade de orçamentos gerados: ter o conhecimento e o controle do total de propostas de tratamentos emitidas.
- Gestão dos pacientes com orçamentos em aberto: gerir orçamentos é saber em tempo real o valor total de propostas geradas e em negociação com os pacientes.
- Acompanhar pacientes indecisos e que precisam se organizar financeiramente: gerenciar os orçamentos de pacientes sem condições financeiras para fechamento neste momento, mas que podem fechar no futuro. Aqui, é importante que existam agendas de contato e relacionamento com o cliente.
ESTATÍSTICAS DE CUSTOS
- Ter conhecimento dos custos variáveis e fixos: conhecer e controlar, mensalmente, todos os custos de clínica a considerar despesas de estrutura, pró-labore, investimentos, custos com documentação, compras de insumos, contas a pagar e tecnologias.
- Conhecer o valor da hora clínica: hora clínica = gastos fixos/horas trabalhadas.
- Gerenciar compras de materiais e insumos: comprar de maneira inteligente explorando vários fornecedores e gerenciando de forma eficiente os prazos de pagamento deles, considerando seu fluxo de caixa e os modelos de pagamento dos clientes (pagamento por etapa, repasse das maquininhas de cartão etc.).
Para finalizarmos, é recomendado que toda essa gestão seja conduzida por meio de tecnologias. Um software eficiente e moderno de gestão para clínicas/consultórios é muito importante.
O mercado conta com dezenas de ferramentas renomadas, capazes de organizar o financeiro, os processos e as vendas do consultório. Procure por avaliações de softwares na internet e converse com outros colegas da sua cidade quais deles estão sendo mais usados.
A partir de agora, o jogo é gerenciar e tomar decisões com base em números.
Como você estava gerenciando a sua empresa?