
O mês era agosto.
Sâo Paulo estava fria.
O nosso compromisso era na Casa Bissutti, no tradicional bairro da Vila Olimpia, no dia 08 de agosto. O nosso objetivo era participar do evento GBT Summit 2025, promovido pela EMS – Electro Medical Systems.
Quem é a EMS?
É uma empresa suíça que atua como fabricante líder de dispositivos médicos de precisão para profilaxia dental, ortopedia e urologia. Com mais de 900 colaboradores especializados, a EMS investe diariamente na melhoria de seus produtos e serviços a partir de sua sede em Nyon e em suas operações espalhadas pelo mundo. Sua trajetória se apoia em uma tradição centenária da Vallée de Joux, na Suíça, região reconhecida pelo rigor e excelência no design e na manufatura de equipamentos de alta precisão.
Partindo dessa base sólida de inovação e precisão, o GBT Summit 2025 representou muito mais do que um congresso: foi uma imersão nas fronteiras da prevenção odontológica. Durante todo o dia tivemos a oportunidade de conhecer ainda mais sobre o famoso Protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy) e entender, de fato, o que é essa metodologia baseada em prevenção e que, no fundo, é um modelo de negócios para consultórios odonmtológicos baseado na prevenção e recorrência do paciente durante o ano.
Como funciona o Protocolo GBT?

Qual era o objetivo de fazer parte deste evento?
Fui ao evento acompanhado das profissionais de odontologia Dra. Juliana Daia e Dra. Cindi Mie Uehara, ambas especialistas em ortodontia e clientes da Commerciare Gestão em Saúde. Nosso objetivo era claro: nos aproximar de uma tecnologia que será de extrema importância em um negócio que estamos estruturando e sobre o qual, em breve, traremos novidades.



A EMS caprichou na organização do evento, que contou com a presença de parceiros estratégicos e palestras de profissionais de destaque da odontologia mundial. Toda a experiência foi incrível e reforçou que o Protocolo GBT, além de ser um produto assistencial em saúde, também representa um modelo de negócios que tende a se consolidar como o futuro da prevenção em odontologia e revolucionar o modelo de gestão e recorrência de receita nos consultórios.
Durante o evento, tivemos a oportunidade de conhecer Celso da Costa (Executivo da EMS e criador do Protocolo GBT) e o médico dentista Dr. Hugo Madeira, de Lisboa. O line-up também trouxe profissionais brasileiros que estão liderando a difusão do GBT no país. O Brasil já desponta como um dos países que mais adotam essa abordagem inovadora de prevenção, um reconhecimento que celebra o investimento nacional em ciência e prática clínica.



Na palestra de Celso da Costa, fomos apresentados com mais detalhes ao modelo GBT Clinic, que já está em operação em Lisboa (GBT Clinic by Hugo Madeira) e em Dubai (GBT Clinic by Dr. Khalid). Além dessas duas clínicas que carregam a marca oficial GBT, outros dois modelos foram apresentados e também estão no nosso radar de acompanhamento junto às doutoras:
Ao olhar para o panorama da saúde no Brasil, acredito que prevenção é uma peça central na transformação do sistema. Nesse sentido, conectar discussões que envolvem SUS, planos e seguros de saúde, temas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e políticas que vão da Atenção Primária à Saúde (APS) até a alta complexidade, torna-se cada vez mais essencial para concretizar uma odontologia mais eficiente e acessível.
Que o Protocolo GBT e o trabalho da EMS – Electro Medical Systems continuem inspirando colegas, instituições e gestores a construir uma saúde bucal cada vez mais preventiva, sustentável e centrada no paciente.
Obrigado EMS – Electro Medical Systems pelo evento incrível!
