E o Marketing na Saúde?

  • Post publicado:28 de outubro de 2022

Vivemos tempos de transformação digital!

Por: Luiz Henrique Soares

Já passa de década um dos grandes acontecimentos do mundo dos negócios, onde vários segmentos de mercado iniciaram a sua digitalização como principal ferramenta comercial. Com esse movimento digital, as empresas realocaram seus investimentos de Marketing dos canais tradicionais (TV, Rádio, Revistas, etc.) para as redes sociais e internet.

Mas afinal de contas, o que é Marketing?

Trata-se da estratégia empresarial responsável por todos os processos de criação, comunicação, estudos do mercado, estudo do consumidor e a geração de valor de um determinado produto ou serviço disponíveis no mercado para consumo.

A área de Marketing de uma empresa precisa conhecer profundamente o produto em desenvolvimento e a persona do seu público para que os canais de comunicação e ferramentas sejam devidamente definidas e implementadas.

E como estamos vivendo este momento na Saúde?

A transformação digital na saúde vive o seu auge. Os motivos para isso são muito claros:

  • Necessidade do segmento de saúde de se posicionar como as demais indústrias do mercado, deixando claro a sua missão enquanto empresa, estratégia, especialização e principalmente os fatores sustentáveis como gestão e ética profissional.
  • A concorrência passou a fazer parte dos serviços de saúde. Neste cenário, o paciente passa a perceber maior influência do Marketing em sua decisão além da indicação de amigos e conhecidos, recomendação de outros profissionais da área e sua logística diária (se o centro de saúde fica perto de casa ou próximo ao trabalho).
  • Os conceitos de Jornada e Experiência do Paciente tornaram-se uma realidade, exigindo dos serviços uma estruturação avançada dos times de atendimento e assistência.
  • O conceito de nicho consolidou o posicionamento dos serviços especializados, principalmente na entrega de valor para demandas cada vez mais específicas e de consumidores que necessitam de cuidados personalizados.
  • A velocidade em que novas tecnologias de saúde são desenvolvidas no mercado.
  • Com a democratização dos canais de comunicação, profissionais e empresas dos mais diversos portes e níveis de complexidade são capazes de alcançarem o seu público com baixos custos e usando ferramentas democráticas de acesso a informação, como é o caso das redes sociais.

Podemos dizer que a transformação digital na saúde é um dos grandes acontecimentos da área neste momento.

A importância de uma estratégia para qualquer tipo de serviço é fundamental para o seu desenvolvimento, crescimento e consolidação neste mercado competitivo.

Novos profissionais iniciam sua carreira trabalhando em outros centros, conquistando seus primeiros pacientes e construindo sua marca pessoal. Com a maturidade, este profissional começa a se tornar referência em sua especialidade e sua lista de clientes fiéis para a ser cada vez maior.

Clínicas, laboratórios e hospitais trabalham com estratégias conforme a característica do seu público. As estratégias de Marketing serão trabalhadas levando em consideração detalhes como:

O Marketing passou a fazer parte da estratégia de qualquer serviço de saúde, seja ela consolidado ou novo no mercado. A comunicação sobre um exame ou procedimento precisar ser entregue para aqueles que precisam desse tipo de assistência.

Convidamos profissionais e gestores a repensarem sua estratégia de investimentos em Marketing!

Conte com uma equipe de profissionais (interna ou externa) e envolva sua equipe de profissionais de saúde, de atendimento e administração no planejamento estratégica, de ações e campanhas de comunicação!

Existe um fator decisivo, capaz de mudar o jogo: OUÇA O SEU PACIENTE!