O Marketing é uma ferramenta importante que precisa fazer parte da estratégia de uma empresa.
Na saúde ele vem se tornando cada vez mais frequente entre empresas e profissionais, que estão investindo na promoção de serviços.
Esse comportamento mostra que pequenas ações de comunicação antes avaliadas como diferenciais entre uma clínica e outra, agora fazem parte da estratégia principal que busca pelo crescimento do negócio.

Players do mercado tem investido consideráveis quantias em ferramentas digitais para promoverem seus serviços e captarem novos pacientes. Por outro lado, empresas prestadoras de serviços de Marketing estão oferecendo soluções para aumentarem o fluxo de pacientes em clínicas.
Considerando o real potencial do Marketing na saúde, gestores e profissionais estão constantemente refletindo e estudando em seus fluxos de caixa a possibilidade de investirem (ou aumentarem o investimento) na internet.
Antes de qualquer decisão sobre se investir em Marketing, a definição de duas importantes jornadas precisam estar devidamente alinhadas: as jornadas do profissional/serviço de saúde e do paciente.
Jornada do Profissional/Serviço de Saúde

Qualquer nova empresa ou profissional no mercado vive uma jornada de maturação da sua experiência técnica, da fidelização dos primeiros pacientes e a construção do seu posicionamento. A recompensa final deste longo caminho vai configurar seu espaço de respeito e reconhecimento.
O relacionamento construído com pacientes e o mercado durante essa jornada é a famosa “cereja do bolo”. O mercado não pode ser deixado de lado e o relacionamento com colegas, profissionais de outras especialidades, fornecedores, operadoras de saúde e influenciadores é vital
Concomitante a isso, é muito importante e necessário que profissionais e empresas estejam próximos aos formadores de opinião, instituições, eventos, congressos, encontros, entidades de classe, participação em estudos científicos e visitas técnicas, sempre buscando por novos conhecimentos e construir novos relacionamentos.
Toda essa jornada exige: planejamento e estratégia
Jornada do paciente
O paciente passa por uma jornada única quando precisa buscar no mercado por um serviço ou profissional de saúde que atenda sua necessidade da melhor forma possível. Essa é a jornada que chamamos na Commerciare de “Tripé da Saúde”.
No chamado “Tripé da saúde” trabalhamos com dados estratégicos que precisam ser levados em consideração durante a elaboração de um planejamento estratégico que vai definir os melhores canais de comunicação, verbas para marketing, investimento em time comercial, materiais de divulgação, dentre outros recursos.
E quando o profissional é especializado no atendimento de um público muito específico (nicho)? As estratégias de Marketing e Vendas precisam ser customizadas.
As particularidades deste mercado fazem com que conceitos do tipo “agenda cheia” se tornem uma grande armadilha para um serviço de saúde.
Na Commerciare recomendamos sempre que um profundo estudo mercadológico seja realizado na construção do planejamento e das estratégias. Se necessário for, conte com a presença de equipe especializada na área de negócios em saúde.
Para que essa estratégia seja construída, é necessário o estudo das perguntas abaixo para que as respostas encontradas estejam de acordo com a realidade do mercado e o planejamento em construção:

Analisando todos os fatores apresentados, podemos concluir que relacionamento e o conhecimento do mercado de atuação são bases importantes dentro de uma clinica e na construção da carreira do profissional de saúde.
O Marketing é incrível, porém não é a solução capaz de promover um negócio na saúde.
Qual o seu posicionamento no mercado?
