Por: Luiz Henrique Soares
Gerenciar um negócio na área da saúde é um grande desafio para profissionais, gestores e empresários. A cada ano, os custos aumentam significativamente, principalmente os de materiais e tecnologias precificados em moeda estrangeira. Além disso, insumos específicos, como aqueles usados em exames diagnósticos por imagem e reagentes de laboratórios clínicos, também têm seus custos elevados.
Além do desafio de gerir recursos, há a necessidade de administrar uma atividade extremamente técnica, composta por profissionais altamente qualificados, que estão constantemente em treinamento para oferecer cuidados diretos aos pacientes e buscar os melhores tratamentos para suas necessidades.
Como lidar com tantos recursos que necessitam da nossa atenção enquanto gestores, em um mercado competitivo que exige inovação e revisão constante dos modelos de negócio?
Recentemente, conversamos aqui em nosso portal sobre o que é o Planejamento Estratégico para as organizações. Resumidamente, é:
“o roteiro que guia uma organização no alinhamento das ações e estratégias necessárias para alcançar um caminho definido, ou seja, atingir uma meta.”
Para desenvolver um planejamento estratégico eficaz, você pode utilizar várias ferramentas para levantar informações sobre os ambientes interno e externo da sua empresa. Uma das principais ferramentas é a Matriz SWOT.
A Matriz SWOT é uma importante ferramenta de gestão que ajuda na análise e identificação dos cenários internos e externos ao negócio. A sigla vem de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, a tradução é Análise FOFA.
Com esta ferramenta, você, como gestor, vai entender melhor o que funciona bem em seu negócio e o que ainda precisa ser melhorado, impactando diretamente a sua gestão. Também ajudará a identificar e mensurar as oportunidades do mercado e as ameaças externas.
Entenda abaixo como realizar a análise de cada um dos pontos da MATRIZ SWOT:
FORÇAS
No que somos realmente muito bons? O que fazemos aqui dentro que nos diferencia do mercado, torna nossos processos eficientes e mantém a gestão da organização sob nosso controle?
Aqui, você deve entender o que sua organização faz bem e o que a torna competitiva no mercado. Exemplos de forças podem incluir: um laboratório localizado perto de hospitais ou ser a única clínica da região especializada em um tratamento específico.
FRAQUEZAS
Quais são as questões internas que deixam a empresa menos competitiva no mercado ou estão com o desempenho abaixo do esperado?
As fraquezas são aspectos internos que afetam negativamente a competitividade e o desempenho da empresa. Exemplos de fraquezas incluem:
- Lideranças que demoram para tomar decisões;
- Falta de capital de giro para a compra de insumos à vista;
- Infraestrutura insuficiente para atender mais clientes;
- Sistema online lento durante picos de acesso;
- Demora na entrega de produtos devido à falta de mão-de-obra.
OPORTUNIDADES
Quais cenários externos estão favoráveis para a empresa e podem ser explorados para crescimento?
Oportunidades são fatores externos que podem ser aproveitados para desenvolver o negócio. Exemplos de oportunidades são:
- Aquisição de concorrentes à venda;
- Captação de investimentos para expansão;
- Abertura de novas unidades em regiões promissoras;
- Lançamento de novos produtos ou serviços com alta demanda no mercado.
AMEAÇAS
Quais cenários externos podem impactar negativamente o nosso negócio e estão fora do nosso controle?
Ameaças são fatores externos que podem prejudicar a operação do negócio. Exemplos de ameaças incluem:
- Aumento de impostos e novas legislações;
- Impactos climáticos que afetam operações, como viagens;
- Entrada de novos concorrentes na região;
- Aumento dos custos devido a fenômenos globais;
- Fechamento de empresas do mesmo segmento.
COMO CONSTRUIR A MATRIZ SWOT NA SUA EMPRESA?
Para você, gestor ou profissional de saúde, entender melhor quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, você precisa envolver as pessoas estratégicas do seu negócio.
Sim! Construir uma MATRIZ SWOT torna-se ainda mais interessante com o envolvimento de pessoas com experiência nas operações da sua empresa, laboratório ou hospital, de todos os departamentos estratégicos como atendimento, assistência, compras, almoxarifado, RH e comercial.
Com um time multidisciplinar e engajado, é possível juntar várias áreas para que juntos entendam como suas áreas têm interdependência de todos os fatores envolvidos e como isso impacta na competitividade do seu negócio.
A MATRIZ SWOT PODE SER USADA APENAS DURANTE O PERÍODO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA?
A resposta é NÃO!
Você pode elaborar a MATRIZ SWOT para tomar decisões na sua rotina diária. Durante as reuniões com o seu time para resolver um problema específico, essa ferramenta de gestão também pode ser utilizada.
Trata-se de uma ferramenta versátil capaz de trazer uma visão abrangente do seu negócio e que vai facilitar a sua tomada de decisão.
O que falta para você começar a usar essa ferramenta em sua gestão?