Chegamos a mais um trimestre fechado e analisado pela equipe de especialistas da Commerciare.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou os números referentes aos planos de saúde e o quantitativo de usuários do 3º trimestre de 2022. Mas antes de começarmos a avaliar os resultados em questão, recomendamos a leitura da publicação do anterior (números do 2º trimestre) promovida pelo nosso Blog:
Precisamos falar sobre algumas expectativas do mercado de saúde para este final de ano e todo o andamento de 2023.
O mercado de soluções em saúde, desenvolvido por inovações e novos modelos de negócio a partir de 2015, começa a demonstrar sua estabilidade e importância dentro do cenário nacional, justamente parar corroborar com a lacuna existente entre a população com acesso (saúde privada e ao SUS) e os desassistidos (mais de 100 milhões de pessoas).
Na assistência médica, seguimos com um crescimento bastante importante na quantidade de vidas, que vem acompanhando alguns indicadores positivos da economia brasileira (ex.: queda na taxa de desemprego). Com esse novo aumento registrado, a população coberta por um plano de saúde passa dos 50 milhões.
Os planos de saúde odontológicos seguem registrando um importante percentual crescimento no número de usuários.
No entanto, esse modelo assistencial ainda enfrenta grande dificuldade por parte das operadoras no quesito remuneração de serviços, onde profissionais da odontologia manifestam inviabilidade financeira para atendimento aos usuários dos planos.
Existem muitas dúvidas e inseguranças sobre o ano de 2013 na economia brasileira, principalmente em um cenário de desemprego, baixo crescimento econômico, pós pandemia e cenário internacional instável.
Para o ano novo, seguimos com o desafio de continuar investindo e acreditando na tecnologia como impulsionador do acesso a saúde, além dos modelos de negócio inovadores, capazes de escalar modelos assistenciais para o maior número de pessoas possível.
A telemedicina segue como uma das soluções capazes de entregar acesso populações em regiões remotas. O acesso democratizado a saúde por meio das plataformas e micro sistemas de saúde seguem firmes como alternativa para quem infelizmente não consegue acessar uma consulta médica com retorno e exames diagnósticos no serviço público.
Após a pandemia da COVID-19, especialistas alertam sobre uma crise mundial de saúde mental existente e que vem impactando o sistema e os custos assistenciais,
Oportunidades para 2023:
- Serviços de saúde mental;
- Soluções de acesso a saúde paralelas a saúde suplementar;
- Telemedicina como ferramenta de maior acesso a saúde;
- Marketing voltado para a jornada do paciente;
- Análise de números de serviços de saúde como ferramenta de gestão estratégica;
- Relacionamento com a comunidade existente ao redor de um serviço de saúde;
- Inclusão das atividades físicas dentro de programas integrados de saúde.
Caso seja da sua preferência, o nosso conteúdo também está disponível em nosso canal no YouTube:
Em breve discutir mais a respeito das expectativas para o mercado de saúde em 2023.
E você, como pretende se posicionar em 2023 para se manter no mercado?
Até a próxima!