Nossa primeira conversa em 2023
O nosso país viveu um 2022 de muitos desafios!
Eleições, guerra, inflação, alta de preços, instabilidade política e o pós pandemia foram as pautas que mais tiraram o sono dos brasileiros, além de impactarem no nosso poder de compra
- E na saúde?
- Qual o cenário final de 2022?
- E as expectativas para 2023?
Vamos acompanhar a seguir os indicadores da saúde suplementar e do cenário econômico do Brasil do ano de 2022 para uma análise, com maior profundidade, dos possíveis cenários para 2023:
CENÁRIO BRASILEIRO PARA 2022
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Desde 2020, os números da saúde suplementar vem crescendo continuamente. No balanço dos resultados do terceiro trimestre de 2022, a assistência médica retomou ao patamar de 50 milhões de usuários.
Ao considerar também o crescimento demográfico do Brasil, a taxa de cobertura permanece na mesma média de 23% que encontramos nos trimestres anteriores.
Com novos registros queda no indicador de desemprego, podemos esperar crescimento na carteira usuários nos planos de saúde. Notícia positiva!
Todavia, em paralelo as operadoras vem trabalhando com altas taxas de sinistralidade, além da inflação e variação cambial que vem aumentando seus custos operacionais. Sinal máximo de alerta!
Olhando para o lado dos prestadores (clínicas, laboratórios e hospitais), fatores como inflação e negociações de classe em discussão (como o piso nacional da Enfermagem), por exemplo, também geram seus impactos diretos nos custos de toda a cadeia do sistema de saúde.
ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA
Do outro lado, o cenário da assistência odontológica vem registrando consideráveis crescimentos nos últimos anos.
A cada trimestre, o número de usuários vem crescendo, porém mantendo a sua taxa de cobertura (média de 14%).
Realizamos uma pesquisa com algumas operadoras de referência que comercializam o plano odontológico. A resposta de grande parte delas é que este segmento vai evoluir a partir de 2013, com a ampliação de coberturas e melhoria da relação com as clínicas e os profissionais (no que se refere a remuneração).
O trabalho da Commerciare é desenvolver serviços de saúde com gestão, experiência do paciente e marketing.
Considerando os números aqui estudados e a realidade do setor de saúde, podemos identificar expectativas e oportunidades para 2023 nos seguintes modelos de negócios:
Acompanhe o blog “Mercado e Gestão na Saúde” para mais conteúdos, análises e entrevistas sobre o mercado brasileiro.
Acesso o nosso blog, no canal no YouTube e podcast no Spotify.
Até a próxima!