Os primeiros dados da saúde suplementar referentes ao ano de 2024, publicados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já estão disponíveis.
Antes de mergulharmos nos números, é importante entender o cenário deste ano, que até o momento desta publicação, está se aproximando do fim do seu primeiro semestre. E quanta coisa já aconteceu até agora, não é mesmo?
De acordo com as publicações do mercado, qual é o cenário mais destacado na realidade das operadoras? LUCRO NAS OPERAÇÕES!
As notícias destacam os lucros das operadoras, mas é de conhecimento geral a realidade econômica deste mercado.
E qual é um dos fantasmas mais temidos? Com certeza, O DESPERDÍCIO!
Outro assunto polêmico nos últimos meses é o cancelamento unilateral dos contratos por parte dos planos de saúde, com algumas operadoras justificando essa medida devido a prejuízos operacionais.
Como entender essa situação dentro de um cenário de lucro, conforme divulgado pelas demonstrações financeiras?
E quando as próprias operadoras decidem suspender a venda de novos planos para revisar internamente seus processos e custos?
Após reconhecer o cenário, vamos entender com mais detalhes os números da saúde suplementar referentes ao primeiro trimestre de 2024?
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Vamos acompanhar o comparativo do primeiro trimestre de 2023 com os resultados de 2024 em relação aos números de usuários gerais e por planos de saúde, considerando o cenário nacional:
O crescimento dos planos tem se mantido constante nos últimos anos. As dez maiores operadoras, em sua maioria, registraram crescimento, embora algumas tenham apresentado pequenas perdas de beneficiários. No geral, o resultado é um aumento no número de vidas na saúde suplementar do ponto de vista nacional.
Em paralelo, podemos analisar o crescimento das operadoras, comparando-os aos resultados do primeiro trimestre de 2023.
ODONTOLOGIA
Vamos acompanhar os números dos planos de saúde odontológicos?
A odontologia segue com os bons números de crescimento dos últimos anos. O acesso a um plano odontológico segue em pleno crescimento e a importância desse produto para o mercado cada vez é maior, principalmente como benefício para colaboradores de empresas.
A conclusão da análise dos números da saúde suplementar continua evidenciando os mesmos problemas dos trimestres e anos anteriores, destacando a real necessidade de revisar nosso modelo assistencial, considerando as dinâmicas, complexidades e os modelos de remuneração dos serviços de saúde.
O que o mercado vem apresentando como solução para seus problemas operacionais?
O mercado e o ecossistema de saúde vêm buscando ideias capazes de promover pequenas transformações em vários de seus processos, produtos e soluções que envolvem os planos e as dinâmicas do setor. A grande pergunta que precisamos fazer é: o que vai funcionar?
Ou será que a pergunta certa é: quem realmente conseguirá iniciar as importantes e expressivas mudanças no sistema de saúde?
Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos!