Por: Luiz Henrique Soares
Temos compartilhado em nosso portal diversas ferramentas que vão ajudar você a planejar o seu negócio e prepará-lo para um crescimento sustentável por meio de uma gestão ativa da operação do negócio, do relacionamento com os clientes, dos recursos e da liderança do time.
O Planejamento Estratégico é um importante marco que sua empresa precisa alcançar, e esse processo deve acontecer anualmente, passando por revisões periódicas. Quantas empresas dominaram o mercado na última década e já não existem mais?
No livro “Organizações Exponenciais”, escrito por Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University, esse tema é discutido e analisado considerando quanto tempo uma organização e um diferencial competitivo sobrevivem no mercado. Segundo Ismail, em 1920, uma empresa que figurava na Fortune 500 (relação das 500 maiores empresas do mundo em valor de mercado) durava, em média, 67 anos. Em 2014, ano de lançamento de seu livro, o tempo de vida de uma empresa passou para, em média, 15 anos.
Qual seria a realidade das empresas em 2024 no que se refere à permanência de seus modelos de negócios e inovações de produtos?
Nessa era de crescimento exponencial, nossas empresas podem concorrer facilmente com sites oriundos de países do outro lado do mundo. Por isso, precisamos planejar nosso negócio continuamente, pensando no futuro, na evolução do consumo e em como o mundo vem se desenvolvendo nos negócios a partir do advento da internet e da velocidade de processamento e proliferação das informações.
Já apresentamos em nosso portal uma ferramenta poderosa chamada Matriz SWOT, capaz de ajudar você a identificar em seu negócio suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O objetivo é entender o cenário em que você se encontra para que consiga se situar no mercado e em seus processos internos, iniciando a elaboração de um plano de ação.
Acompanhe em nosso blog o conteúdo que compartilhamos sobre a Matriz SWOT:
Como definir um plano de ação a partir das informações levantadas pela MATRIZ SWOT?
Após o levantamento realizado dos fatores internos e externos da sua empresa na Matriz SWOT, agora precisamos definir quais estratégias deverão ser colocadas em prática. Nesta etapa, vamos trabalhar com a Matriz SWOT Cruzada.
O que é a Matriz SWOT Cruzada?
Enquanto a Matriz SWOT é focada no diagnóstico do cenário em que a empresa se encontra, a SWOT Cruzada apresenta uma metodologia que vai ajudar na elaboração de um plano de ação. Durante a elaboração de um Planejamento Estratégico, essas informações serão vitais para o sucesso deste projeto.
Agora que você já confeccionou a sua Matriz SWOT, vamos realizar o desdobramento das informações levantadas. Vamos lá:
Estratégia Ofensiva: Força + Oportunidade
Identificadas as forças e oportunidades, aqui vamos alinhar as ações necessárias para avançarmos no mercado, atingirmos um público maior, abrirmos mais unidades do seu laboratório, trazermos pessoas estratégicas para o seu negócio e outras diversas estratégias que buscam o crescimento do seu negócio.
Se identificarmos as oportunidades, é melhor usar as forças para promover esse crescimento em cima do que o mercado tem a oferecer para sua empresa.
Exemplo: você é proprietário de uma clínica de medicina do esporte e descobre que alguns esportes estão em alta na sua cidade, como a corrida. Pode ser uma boa oportunidade para você ser um patrocinador ou apoiador técnico, fornecendo informações para os atletas que possam se tornar pacientes para tratamentos preventivos.
Estratégia de Sobrevivência: Força + Ameaça
Aqui, vamos definir ações que terão as forças da sua empresa usadas para combater as ameaças que seu negócio vai enfrentar.
Quais são as ameaças do seu mercado? Vamos usar nossas forças para confrontá-las e evitar, assim, os riscos que elas podem gerar para nossa operação.
Exemplo: você é um laboratório em expansão, que tem estrutura e recursos para abrir mais unidades em sua cidade. Porém, os preços dos aluguéis estão altos e poucos imóveis estratégicos estão disponíveis. Uma alternativa pode ser a implementação de um serviço de coleta domiciliar.
Estratégia de Reforço: Fraqueza + Oportunidade
Agora é hora de identificar o que limita nosso negócio do ponto de vista interno para aproveitarmos as oportunidades existentes no mercado.
O que podemos buscar no ambiente externo que pode nos ajudar a vencer fraquezas internas?
Exemplo: sua empresa tem muita dificuldade em conseguir mão-de-obra técnica e qualificada na sua região. E se você adquirir ou, por meio de parceria, iniciar uma instituição de ensino com a capacidade de formar esses profissionais?
Estratégia de Defesa: Fraqueza x Ameaça
Precisamos identificar maneiras de nos defendermos das ameaças do mercado capazes de impactar diretamente os pontos fracos de sua empresa.
Precisamos nos fortalecer para nos defendermos das ameaças do mercado.
Exemplo: a fraqueza da sua clínica de diagnóstico de imagem é que 80% da sua receita está nas mãos de apenas duas fontes pagadoras, sendo que uma delas manifestou graves dificuldades financeiras. Não seria agora o momento para investir em novos nichos ou implementar novos serviços para novos segmentos em crescimento?
E agora?
Não existe fórmula pronta no mundo dos negócios que seja capaz de blindar sua empresa. No entanto, temos inúmeras ferramentas de gestão que podem ajudar você e seu negócio a crescerem de forma sustentável e a entender melhor o cenário na busca pela inovação e sobrevivência.
A Matriz SWOT Cruzada é uma ferramenta de grande importância na elaboração do planejamento da sua empresa.
Não perca essa oportunidade de conhecer mais sua empresa e se aprofundar na realidade do mercado.
Informação é poder em 2024!