Balanço da Saúde Suplementar – 2º Trimestre 2023

  • Post publicado:29 de agosto de 2023

Não estamos vivendo um ano muito confortável na saúde suplementar!

Em 2022, as operadoras de saúde encerram o ano com um acumulado que passou da marca de R$ 10 bilhões. Como se não bastasse, a saúde suplementar vive um 2023 de desafios e problemas.

Mesmo com o crescimento da carteira de beneficiários da saúde suplementar, o cenário para 2023 segue acompanhado de prejuízos, inflação, da economia global no pós-pandemia e das inúmeras denuncias e investigações de fraudes que estão interferindo na saúde financeira das operadoras.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em seus estudos trimestrais sob os números do setor, registrou que esse prejuízo aumentou 50% somente no primeiro trimestre.

O cenário atual revela uma conhecida e previsível realidade do sistema brasileiro de saúde, a urgente necessidade de evolução dos formatos assistências, na mensuração de custos, desfechos, protocolos e modelos de remuneração.

Nós da Commerciare – Gestão em Saúde, por meio do Mercado e Gestão na Saúde preparamos um material especial com uma análise profunda do cenário da saúde suplementar. Neste trabalho, analisamos os números referentes ao segundo semestre do ano de 2023:

Balanço da Saúde Suplementar – 2º Trimestre 2023: acesse o relatório aqui

A grande pergunta é: quem tomará a importante decisão de começar a colocar em prática essas mudanças necessárias?