Saúde e bem-estar – Posicionamento, experiência e desejo

  • Post publicado:25 de agosto de 2022

Falar de saúde no ano de 2022 é lembrar da importância dos cuidados com o bem-estar!

Grande parte das pessoas buscam pela melhoria da qualidade de vida e aumento da autoestima. Neste cenário, vemos o crescimento de um nicho muito específico do mercado de saúde, que são os cuidados com o bem-estar e a estética.

O Brasil é um dos maiores mercado de estética do mundo e o primeiro em realização de cirúrgicas plástica. Grandes redes de franquias estão investindo em expansão e abertura de capital na bolsa de valores.

Convidamos você a observar a evolução do mercado de estética na cidade onde você mora. Quantas clínicas foram inauguradas? Quantos amigos, conhecidos e profissionais de se tornaram especialistas na área?

O motivo é muito simples: as pessoas querem se sentir melhores com elas mesmas.

Procedimentos estéticos estão cada vez mais acessíveis, além de alternativas que facilitam o financiamento dos tratamentos.

Em Goiânia, onde a sede da Commerciare está localizada, o mercado de saúde e bem-estar segue em pleno crescimento e com a presença das maiores franquias do mercado, formação de novos profissionais, clínicas odontológicas e atuação em clínicas multiespecialidades.

Em estética o Marketing também é algo bastante marcante e conta com a presença celebridades e famosos investidores que estão por trás de grandes marcas. Neste cenário, as estratégias de gestão, vendas e marketing se tornam o grande elo entre as empresas e o consumidor.

Para as empresas do segmento, suas estratégias de comunicação precisam ser direcionar considerando:

Posicionamento

Como você deseja que sua marca seja percebida pelo cliente?

Antes de mais nada, é preciso defini-lo. Sim, quem define o cliente é a VOCÊ!

Para isso, deve se levar em consideração a sua experiência profissional no mercado, entregas, diferenciais competitivos, experiência e o valor agregado presente em seu serviço e assistência.

De forma bastante geral, o mercado pode ser definido por duas estratégias básicas, porém fundamentais:

Quem atua com NICHO, atende perfis muitos específicos de clientes! Essas pessoas são apaixonado por determinados produtos/serviços e estão dispostos a pagar mais para viver uma diferencia experiencia e consumir algo exclusivo e personalizado.

Quem deseja se posicionar para atender um mercado mais amplo, precisa escalar o seu negócio. Aqui, o posicionando do seu produto/serviço é definido pela concorrência de preços, baixas margens de lucro, tempo de atendimento bem definido, padronização e necessidade de um grande volume de vendas para manter o negócio sustentável.

Enquanto a primeira estratégia tem o foco no valor agregado, a segunda atua em um mercado maior e precisar gerar o sentimento de “acessível’ para o público.

No segmento de estética, quem você deseja tanto ser?

Essa resposta vai levar você a entender qual o posicionamento você deseja ter.


Experiência

Consumir um produto/serviço pode ser algum comum e normal para algumas pessoas.

Precisamos pensar, porém, que o consumo também pode ser a realização de um sonho, ou mesmo o resultado de meses esperando e economizando na vida de muitas outras pessoas.

Com tamanha expectativa e sonho em consumir, como um cliente se sente quando é mal atendido ou o produto/serviço não apresentou as características prometidas e esperadas?

No mercado de estética, onde o sonho e autoestima estão são regras desta relação, a experiência do cliente em uma clínica é fundamental para o sucesso desta relação. Além de sua satisfação, um cliente feliz pode indicar outras pessoas e ainda deixar boas avaliações em redes sociais e páginas na internet.

Uma experiência ruim pode gerar processos jurídicos, reclamações e uma má reputação na área de atuação de uma clínica!

A experiência do cliente, tornou-se vital para qualquer tipo de negócio. A saúde não fica de fora dessa!


Desejo

Como sonho de consumo por muitos, saúde e bem-estar é objetivo de desejo.

Desejo gerado quando uma celebridade é apresentada na mídia após a realização algum tipo de tratamento. A mesma vontade aparece quando amigos, familiares e pessoas próximas também possam por alguma transformação.

O Marketing de serviços de estética precisa inspirar as pessoas que sonham em poder realizar tratamentos.

É importante lembrar que as informações repassadas em campanhas se relacionam diretamente com o sonho e/ou com a saúde mental de muitas delas. Responsabilidade e profissionalismo devem fazer parte de uma boa campanha de Marketing em estética.

Por que a comunicação neste nicho de mercado não poderia compartilhar histórias de pessoas que conseguiram retomar sua autoestima de forma saudável?


Cercados de estratégias, modelos de negócio, investimentos, marketing, comunicação, vendas e empreendedorismo, conduzir uma instituição de saúde vem exigindo cada vez mais a humanização dentro de todos os processos.

Qualidade, segurança e o respeito nas relações mesmo sendo commodities, precisam fazer parte dos negócios.

Afinal de contas, estamos trabalhando e impactando a saúde das pessoas, não é verdade?