Como dar descontos em tratamentos, exames e procedimentos?

  • Post publicado:30 de junho de 2024

O tema “desconto” gera muitas dúvidas no setor de saúde.

Afinal de contas, muitos consumidores de serviços remunerados como PARTICULAR, seja pela não cobertura dos planos ou pelo fato de não possuir um plano de saúde, busca um preço que faça sentido dentro do seu orçamento.

Como definir uma política correta para descontos na minha clínica, no meu laboratório ou no meu consultório de odontologia e estética?

A primeira pergunta que precisamos fazer é: qual é o custo do meu negócio?

Vou deixar outra pergunta para refletirmos: qual a margem de lucro que você espera na sua operação?

Vamos usar o exemplo de um livro para aprofundarmos este debate.

Imagine que você tem uma livraria na sua cidade. Um livro recém-lançado chegou e a editora vende este produto por R$ 70,00, para ser comercializado a R$ 100,00. Neste caso, temos uma margem de lucro de R$ 30,00, e, a cada 10 vendas, lucramos R$ 300,00.

Agora, imagine que após o quinto mês, as vendas deste livro se mantiveram em 10 unidades e você pensa em dar um desconto para aumentar as vendas, reduzindo o preço para R$ 80,00. Nosso lucro agora cai para R$ 10,00 e, para manter uma margem de R$ 300,00, você precisará vender 30 livros, ou seja, três vezes mais.

A sua operação é capaz de aumentar as vendas dessa forma? Dar desconto ou fazer campanhas com preços especiais precisa ser uma decisão baseada em um estudo profundo dos custos. Afinal, de que adianta baixar o preço para vender mais e reduzir a margem de lucro?

Sem conhecer os custos, é impossível dar descontos com segurança enquanto mantém a margem e a lucratividade da empresa.

Recomendo que você comece hoje mesmo a revisar os seus custos.

Acompanhe nosso vídeo clicando abaixo, onde comentamos sobre como entender a política de descontos:

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Nos vamos na próxima!