Com uma história repleta de percalços, inovações, disfunções e inspiração, a Apple é uma das poucas marcas que conseguem captar a nossa atenção, mesmo que por alguns minutos em seus históricos lançamentos de produtos que mudaram o mercado da tecnologia, informática e informação.
E quais são estes produtos inovadores lançados pela empresa?
- O Apple 2
- Ipod
- IPhone
- Ipad
- Apple Watch
Em 2023 o Vision Pro, um óculos de realidade aumentada e virtual, é a grande novidade da Apple:
Para os amantes do cinema e da cultura POP, tudo que o Vision Pro oferece já é uma realidade na oficina de Tony Stark (o Homem de Ferro da Marvel), Jogador n°1, Disney, De Volta para o Futuro, Tron e outros clássicos fictícios no cinema e revistas em quadrinhos.
Mediante a realidade futurista do produto e das tantas referências dele em diversas obras cinematográficas, por quê então estamos falando do Vision Pro em um Blog sobre saúde?
As principais pautas da saúde em 2023 em todo o mundo são os avanços tecnológicos, aumento e redução dos custos, economia global, pós-pandemia e o desafio de entregar saúde para o maior número possível de pessoas. No Brasil, vale a pena ressaltar o protagonismo e o potencial da telemedicina, modalidade de atendimento totalmente regulamentada por aqui.
Segundos dados divulgados pelo Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o uso da telemedicina em 2022, no Brasi, foi de 33% dos médicos. Modalidade de atendimento feita por meio de webcam’s, smartphones ou tablet’s na grande maioria dos atendimentos.
Já existem no mercado empresas com um modelo de negócio baseado na instalação de cabines de telemedicina em locais estratégicos (shoppings, aeroportos, etc.).
Com o lançamento de um produto que promete tanto, como o Vision Pro, o que podemos especular ainda mais suas possibilidades na assistência a saúde?
- Onde estão armazenados os exames diagnósticos que você realizou nos últimos anos? Tenho certeza que eles estão escondidos no seu guarda roupa, ou no sistema de laboratórios e clínicas de imagem. O Vision Pro não poderia armazenar essas imagens apenas com uma “passada de olho” e estarem acessíveis o tempo todo em seu banco de dados?
- E quando buscamos por uma segunda opinião médica? A experiência de conversar com um médico em outra cidade, estado ou até mesmo país é simples e acessível?
- E quando temos dúvidas sobre curativos, pós-cirúrgico e o uso de dispositivos médicos (aparelhos auditivos, holter, mapa, etc.)?
Em um primeiro olhar, podemos pensar que os exemplos supracitados já possuem uma solução com o tecnologia em vigência. Não é o meu objetivo aqui ser redundante em relação a estes processos.
A reflexão que devemos ter em relação ao novo produto da Apple é como ela via melhorar essa experiência que vivemos hoje, baseada e praticada por meio de um modelo assistencial descentralizado e fragmentado, no qual as informações de saúde dos indivíduos não encontram-se acessíveis para as pessoas a qualquer momento.
O Vision Pro será lançado em 2024, com um custo inicial de U$ 3.499. Sem dúvidas, uma tecnologia não acessível, pelo menos em seus primeiros momentos de vida.
Seria esse dispositivo uma importante ferramenta para o futuro da saúde digital? Em breve o Apple Vision PRO estará disponível no mercado e aplicações específicas de saúde serão lançadas e iniciadas.
O que podemos esperar é que no futuro não viveremos mais sem dispositivos capazes de nos transportar para experiências ainda mais imersivas no ambiente virtual.
Conseguiremos viver com mais uma tela diante dos nossos olhos? Acredito que sim, pois basta olharmos ao nosso retorno e vermos pessoas imersas em seus smartphone´s.
Vamos aguardar pelas disrupções que este produto poderá trazer para o sistema de saúde.