Por: Priscila Rosa
É inegável o papel crucial que o feedback desempenha no crescimento e desenvolvimento de uma equipe. Na construção e promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, o feedback será a pedra angular e recurso precioso para a liderança. Em toda organização, onde a colaboração, a comunicação eficaz e o profissionalismo são imprescindíveis, fornecer feedback regular é fundamental para promover um ambiente de aprendizado contínuo e melhoria constante. Além disso, o feedback construtivo pode aumentar a motivação, melhorar o desempenho e fortalecer o senso de pertencimento e engajamento dos funcionários com a organização.
Existem diferentes tipos de feedback, cada um com seu propósito específico. Veja a seguir quais são e como aplica-los para promover o desenvolvimento do seu time. Você pode estabelecer a rotina de fazer reuniões semanais, quinzenais ou mensais para o feedback de forma geral, aproveitando para estabelecer os objetivos do próximo período. Mas lembre-se: o elogio pode ser em público, mas a correção é sempre no particular.
Feedback Positivo
Reconheça e elogie as realizações e comportamentos positivos dos funcionários. Isso reforça os pontos fortes e aumenta a autoconfiança, incentivando a repetição desses comportamentos.
Feedback Construtivo
Concentre-se em oportunidades de melhoria, fornecendo orientação específica e soluções para resolver áreas de desenvolvimento. É importante que o feedback construtivo seja oferecido de forma respeitosa e orientada para o crescimento. Evite correções vagas que gerem interpretação subjetiva, utilize comportamentos para se referir ao aspecto que precisa ser melhorado. Sugira também a estratégia para melhorar o comportamento. Por exemplo: em lugar de dizer “Você precisa melhorar a atenção” diga “Notei que no prontuário da paciente Fulana a data de nascimento ficou errada. Preciso que você tenha atenção no preenchimento dos dados pessoais. Verifique duas vezes para capturar os erros e corrigí-los a tempo”.
Feedback 360 graus
Inclua avaliações de colegas, subordinados e supervisores para fornecer uma visão abrangente do desempenho de um funcionário. Isso promove uma cultura de feedback aberto e transparente, permitindo uma compreensão mais completa das habilidades e áreas de melhoria de cada indivíduo. Caso perceba que o momento do feedback 360 se tornou desabafo sobre os colegas, busque o apoio de uma consultoria de RH para auxiliar com estratégias para melhorar o clima organizacional.
Se você não se sente à vontade para dar feedback ou já teve experiências negativas proveniente da imaturidade de funcionários para ouvir críticas, lembre-se de que o feedback é sempre um PRESENTE: você planeja de forma personalizada, escolhe os detalhes com zelo e o entrega com objetivo de promover crescimento e bem-estar do outro. Cabe também ao outro a escolha de acolher este presente ou descartá-lo. Para facilitar, segue algumas dicas para aplicar o Feedback:
Estabeleça expectativas claras: Antes de fornecer feedback, certifique-se de que os funcionários compreendam claramente quais são as expectativas em relação ao seu desempenho e comportamento. Isso cria uma base sólida para avaliar seu desempenho.
Seja específico e descritivo: Ao fornecer feedback, seja específico e descritivo. Em vez de generalizações vagas, identifique comportamentos ou ações específicas que necessitam de reconhecimento ou melhoria.
Fornecer feedback regularmente: O feedback não deve ser reservado apenas para avaliações formais. Integre o feedback regularmente em sua prática de gerenciamento, reconhecendo conquistas e abordando áreas de desenvolvimento à medida que surgem.
Promova um diálogo aberto: O feedback deve ser uma conversa bidirecional. Incentive os funcionários a compartilhar suas próprias percepções e preocupações, criando um ambiente de confiança e colaboração.
Acompanhamento e reconhecimento: Após fornecer feedback, acompanhe o progresso dos funcionários e reconheça as melhorias realizadas. Isso demonstra que o feedback é valorizado e incentiva o crescimento contínuo.
Ao implementar uma cultura de feedback, os líderes podem cultivar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam valorizados, motivados e capacitados a alcançar todo o seu potencial. Por meio dele, a gestão também tem clareza de quais funcionários estão comprometidos em crescer e apoiar o time e quais estão acomodados e resistentes a mudanças, gerando dados importantes para avaliar quem permanece no time, quem necessita investimento em desenvolvimento e quem está em situação de promoção para o mercado de trabalho (vulgo demissão!). Mas isso é assunto para nosso próximo artigo.