Por: Mariane Ribeiro
Um dos grandes desafios das marcas hoje é se conectar e vender para a Geração Z, especialmente para empresas já consolidadas no mercado. O fato é que, se querem garantir seu futuro, as marcas precisam se adaptar.
A forma de vender mudou. O que funcionava no passado já não gera o mesmo impacto, e isso acontece, principalmente, pela falta de compreensão sobre essa nova geração. Recentemente, recebemos um desafio: desenvolver uma estratégia de marca que englobasse a Geração Z como público-alvo. Pois bem além do público atual da marca que são os millenials era necessário incluir este novo consumidor.
O primeiro passo: entender a Geração Z
Antes de qualquer movimento, mergulhamos nos hábitos, comportamentos e padrões de consumo dessa geração para entender o perfil dos “novos consumidores” do mercado. Nossa primeira grande descoberta foi que a Geração Z tem hábitos de consumo completamente diferentes das gerações anteriores, fortemente influenciados pela tecnologia, pelas redes sociais e por valores como sustentabilidade e inclusão.
Quanto mais aprofundávamos nossa análise, mais insights surgiam:
- Compram online com frequência, mas valorizam experiências híbridas (phygital);
- Usam redes sociais como TikTok e Instagram para descobrir marcas e produtos;
- Publicidade tradicional tem pouco ou nenhum efeito sobre eles. Comerciais de TV, por exemplo, passam despercebidos;
- Preferem produtos recicláveis, veganos e de segunda mão (o sucesso dos brechós online é um reflexo disso);
- Valorizam produtos e serviços personalizáveis, que refletem sua identidade;
- Priorizam experiências únicas em vez de produtos massificados;
- Querem participar ativamente das marcas que consomem (cocriação, enquetes, votações);
- Optam por modelos de assinatura e serviços sob demanda (streaming, aluguel de roupas, entre outros);
- Têm menos apego à posse e mais interesse no acesso.
O caminho da transformação
Com essas descobertas em mãos, traçamos um novo direcionamento para o projeto.
A primeira grande mudança foi no modelo de negócio: deixamos de lado o formato tradicional de compra e venda e propusemos um conceito inovador, alinhado ao comportamento da Geração Z.
Na sequência trouxemos como uma tagline que abraça este novo momento da marca:
Na comunicação, reformulamos a abordagem para uma linguagem mais autêntica e contemporânea, capaz de criar conexão tanto com o público atual da marca quanto com seus novos consumidores.
Por fim, renovamos a identidade visual. Abandonamos uma marca genérica e sem personalidade para dar lugar a uma identidade moderna, ousada e diferenciada.
O resultado? Uma marca mais relevante, conectada e preparada para o futuro.
